segunda-feira, 23 de maio de 2011

Aprofundando a teoria de McLuhan

"(...) Em nossas engenhocas tecnológicas, artíficios e assim por diante nós não achamos que é apenas uma parte de nosso organismo que foi extendida (...)".




Para os sentidos humanos são criadas e associadas várias extensões. O telefone é extensão do ouvido, por exemplo, o livro extenderia a visão bem como a roda amplia funções do pé humano. O ambiente criado pelo homem é uma segunda natureza e molda os seus padrões de percepção do mundo e de si próprio.






"Os enormes vórtices de energia criados por nossas tecnologias nos apresentam consequências insondáveis (...). Não podemos confiar em nossos instintos ou em nossas respostas físicas naturais para coisas novas. Elas vão nos destruir. Como iremos sair do turbilhão criado por nossa própria ingenuidade?".



"A nova interdependência eletrônica recria o mundo da imagem de um vilarejo global". A idéia de “Aldeia Global” compreende uma forma social propiciada pela mutação tecnológica dos meios eletrônicos na qual a imagem (e não a escrita) é a linguagem principal e universal.


Os vídeos acima correspondem a trechos de um documentário de McLuhan. Pertinentes para maior compreensão de dados do livro de McLuhan “Os meios de comunicação como extensão do homem” e também de textos com autorias distintas, os quais fazem menção a pesquisa de McLuhan em relação aos meios e suas mensagens intrínsecas.
Cabe ressaltar a importância do primeiro vídeo (do topo para base) em relação aos demais enumerados nesse mesmo post.


A. Moreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário